Design Thinking” para inovar negócios
O Design thinking é uma metodologia criativa desenvolvida por designers que prioriza o ser humano, podendo assim transformar a maneira como as organizações desenvolvem produtos, serviços, processos e estratégias. Esta abordagem reúne o que é mais desejável quando se foca nas necessidades do cliente, com o que é tecnicamente exigível e economicamente viável. O Design Thinking também permite que outros profissionais que não são treinados como designers possam usar ferramentas criativas para lidar com uma vasta gama de desafios.
O Design thinking é um processo fundamentalmente imaginativo, lógico e de raciocínio, que se utiliza de habilidades que todos nós temos, mas que são em geral ignoradas pelas práticas de resolução de problemas mais convencionais. Ele se baseia em nossa capacidade de ser intuitivo e de reconhecer padrões para a construção de ideias que são emocionalmente significativas, bem como funcionais, e de nos expressarmos através desses meios para além das palavras ou símbolos.
Ninguém quer dirigir uma organização apenas com sentimentos, intuição e inspiração, mas excesso de racionalidade, praticidade e análise podem ser igualmente arriscados. O Design thinking fornece uma terceira forma: a integração de ambos.
Design Thinking como Estratégia de Inovação
O Design thinking pode ser uma estratégia de inovação, desenvolvimento, estratégia e mudança na estrutura organizacional de uma empresa. Como dissemos, ele pode ser aplicado a produtos, serviços e processos que visem uma maior interação humana. O Design Thinking se desenvolve basicamente nas seguintes etapas:
Coleta de dados
Aprenda a coletar dados através de pesquisas qualitativas, observações e interações dos consumidores. As ferramentas incluem mapeamento e análise de cadeias de valor.
Desenvolva um conjunto de perguntas poderosas quando identificar oportunidades. Tente conectar-se mais profundamente com os clientes para descobrir oportunidades para criar inovação.
Reestruturação
Verifique padrões nas pesquisas e informações. Desafie pressupostos e busque oportunidades dentro da organização da empresa.
Intuição
Cultive a sua intuição e priorize formas estéticas e belas. A solução elegante ganha sempre lugar e visibilidade no mercado.
Visualização
Desenvolva habilidades de pensamento visual e comunique ideias visualmente através de desenhos ou símbolos.
Avaliação
Identifique os critérios que você precisa para avaliar ideias e aprenda a distinção entre criticar e discutir uma ideia.
Prototipagem
Crie uma representação tangível de suas ideias e apresente-as ao grupo para serem avaliadas.
Avaliação
Reúna feedback do seu protótipo. Avalie os resultados e refine o seu projeto. Desenvolva um conjunto de questões de feedback para obter a informação que você precisa, ou seja, isso vai agregar valor para o meu cliente?
Implementação
Crie um plano de ação e um test-drive para a sua inovação. Crie e implemente soluções que geram valor para os seus clientes de forma mais rápida e eficaz.
Enquanto um designer pode levar algum tempo para aprender a empregar corretamente essas habilidades no desenvolvimento de um projeto, não-designers podem aplicar essa metodologia para buscar inovação e soluções inteligentes voltadas para o consumidor e, a partir dela, desenvolver uma ampla variedade de conceitos, produtos, serviços, experiências, mensagens, canais, modelos de negócios e estratégias.
E você, já tinha ouvido falar de Design Thinking? Como espera aproveitar esse novo conceito nos seus negócios? Deixe seu comentário e divida conosco sua opinião.