Conheça o Google Inbox: o futuro do Gmail
O Google não para de inovar. Recentemente, a empresa lançou o Google Inbox para computadores, sistemas Android e iOS. O aplicativo, que chega com o slogan “A caixa de entrada que funciona para você”, promete ser o sucessor do Gmail, juntando tudo que o serviço de e-mail tem – e-mails, contatos, labels – entre outras funcionalidades interessantes.
Daremos aqui o passo a passo de como começar a utilizar a novidade, mostrando suas funcionalidades mais relevantes.
Como instalar o Google Inbox?
A aplicação é grátis, porém para começar a utilizá-la é necessário fazer um pedido de convite ou receber um convite de alguém que já o utiliza. Para fazer a solicitação é simples, basta escrever um e-mail para [email protected] e esperar pela resposta da empresa.
Após ter sido convidado, é só baixá-lo em seu smartphone ou tablet, logar com seu e-mail e usufruir de suas funcionalidades, lembrando que para aparelho Android, a versão deve ser 4.1 ou superior e para iOS, 7.0 ou superior.
Funcionalidades que o Inbox e o Gmail compartilham
Seus e-mails do Gmail serão automaticamente sincronizados com sua conta do Inbox, então mudanças como: mover para a lixeira, mover para a caixa de spam, arquivar e compor e-mail serão modificadas em ambos os aplicativos.
A única diferença é que algumas opções do Gmail agora estão com nomes diferentes no Inbox como, por exemplo, a função de arquivar (archive) agora é chamada simplesmente de feito (done).
Novas funcionalidades e conceitos que o Inbox traz
A criação de grupos é algo muito interessante no Inbox. De forma inteligente, a aplicação separa seus e-mails em categorias como “viagens”, “compras” e “promoções”, além de dar a opção de criar seus próprios grupos de acordo com seus interesses.
Dessa forma, a visualização da mensagem na caixa de entrada muda de acordo com o grupo. Por exemplo, no grupo de “compras” é possível visualizar uma pequena foto de seu pedido com um atalho para rastreá-lo nos correios. De modo similar, no grupo “viagens” há um pequeno mapa mostrando a localização da cidade/país. Portanto, ganha-se muita agilidade na visualização das mensagens, já que nem sempre será necessário abri-las para ter a informação necessária.
Outro conceito inserido no Inbox que não funcionava tão bem no Gmail é o de lembretes (ou remainders).
Agora é possível, de forma prática, adicionar tarefas que você precisará realizar no futuro. Através de uma barra de texto localizada no topo da aplicação você poderá digitar o que precisa ser lembrado, com ajuda do “auto completar” da Google, que funciona muito bem. Clicando na opção “snooze”, pode-se adicionar data, hora e local para o lembrete, além de repetidores, caso seja um compromisso recorrente. Após a criação, o lembrete será fixado na sua caixa de entrada, ficando disponível para ser visualizado.
Caso seja um lembrete com data e hora, é possível também adiá-lo para “mais tarde”, “amanhã”, “próxima semana”, “algum dia” ou “escolher uma data/hora”.
O Google Inbox está apenas começando e já apresenta um visual e funcionalidades que prometem muito. Vale a pena pedir um convite e ficar por dentro do que provavelmente substituirá o hoje tão usado Gmail.
Peça seu convite, teste essa poderosa aplicação e compartilhe conosco sua experiência!