Como o marketing de conteúdo auxilia em vendas complexas
Quem trabalha com vendas complexas sabe a dificuldade de atrair empresas interessadas e convertê-las em clientes ativos. O que você talvez não saiba é que o marketing de conteúdo, quando bem-feito, pode alavancar o seu processo de vendas e aumentar o número de clientes.
Técnicas como a criação de um funil de vendas e a educação de seus clientes por meio do conteúdo, podem elevar sua empresa a um outro patamar.
Veja a seguir algumas dicas valiosas sobre vendas complexas e o marketing de conteúdo.
Características das vendas complexas
Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença entre vendas simples e vendas complexas:
- Vendas simples: ocorrem geralmente quando a empresa interage direto com o consumidor final (modelo B2C). A venda se dá de forma rápida, muito comum em comércios, lojas em geral e e-commerces.
- Vendas complexas: em sua maioria, acontecem entre empresas (modelo B2B), onde o produto comercializado possui um alto valor e por isso a venda torna-se mais demorada, levando de semanas a meses. É comum também que o poder de decisão da compra esteja nas mãos de mais de uma pessoa dentro da empresa.
Historicamente, vendas complexas são desenvolvidas por meio de muitas visitas de vendedores, reuniões presenciais e extensivas trocas de e-mails e ligações. No entanto, esse cenário mudou após o surgimento da internet e principalmente depois da popularização do marketing de conteúdo.
Décadas atrás, fornecedores e clientes se conheciam em feiras e eventos. Hoje, toda informação que um cliente precisa saber sobre possíveis fornecedores está exposta na internet. Para que você possa se destacar frente a seus concorrentes é preciso estar bem rankeado no Google e oferecer conteúdo de relevância, fazendo com que o cliente desenvolva confiança pela sua empresa e entre em contato para conhecê-lo melhor.
Como o marketing de conteúdo pode ajudar?
Atualmente, adotar uma estratégia de marketing digital já é uma atividade necessária. Veja 3 benefícios que o marketing de conteúdo trará para sua empresa.
1. Menor investimento em marketing
Por mais contraditório que pareça, investir em marketing de conteúdo pode reduzir o investimento total em marketing da sua empresa. Isso se dá pelo fato de que o marketing outbound, aquele onde você investe em feiras, eventos, outdoors ou televisão é muito mais caro do que o investimento bem-feito no modelo online. Para que isso se torne realidade, é interessante que você conte com ajuda de empresas especializadas no assunto. Elas trarão a experiência de como estruturar o trabalho e em que canais de comunicação investir.
2. Mais credibilidade
Quando você está para fechar um negócio de alto valor, é comum que procure conhecer um pouco mais sobre o seu fornecedor. Dessa forma, quanto maior for a relevância online dessa empresa em sua área de atuação, maior será a confiança transmitida para o cliente.
3. Aumento do ROI
Todo investimento organizado em marketing de conteúdo traz resultados consistentes em longo prazo. Isso significa um crescimento direto no número de leads e, consequentemente, no aumento de clientes ativos. Como resultado, acontecerá um maior retorno financeiro em relação ao investimento inicial.
Se você está interessado em conhecer um pouco mais sobre vendas complexas, sobre como o marketing de conteúdo pode alavancar o seu negócio e quais as melhores estratégias de marketing digital, assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades sobre o assunto.
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