5 previsões para o cloud computing em 2015
O ano de 2014 terminou e com ele foi comprovado que o mercado de computação em nuvem não só se estabeleceu como um dos mais promissores na área de Tecnologia da Informação (TI), mas que há (saudáveis) brigas, entre gigantes como Amazon Web Services, Google e Microsoft por consumidores. O ano de 2015, por sua vez, vai mostrar que o recurso tende a ficar ainda mais barato e eficaz e, dessa forma, firmando-se como o meio mais seguro e lucrativo de armazenar dados de sua empresa.
Então, o que podemos esperar do mercado de cloud computing para este ano? Para responder a essa pergunta, utilizamos como base relatórios de empresas de consultoria e opiniões de especialistas. Portanto, não deixe de conferir e fique por
O investimento no setor vai aumentar
Uma das provas que a nuvem continua sendo foco das empresas neste ano é que o investimento, de acordo com o relatório IDC, vai crescer. O documento afirma que devem ser gastos US$ 118 bilhões no setor em 2015. Além disso, o investimento aponta para uma possível queda na média dos preços praticados, pois se há mais investidores há mais concorrência que, por sua vez, estimula uma revisão de valores cobrados pelo serviço.
Novas e importantes parcerias vão surgir
A junção de dois gingantes da internet pode balançar o mercado de cloud computing. Segundo especialistas, há possibilidade do Facebook estabelecer uma parceria com a Microsoft ou com a HP até o final de 2015. Se isso acontecer uma reconfiguração na área dos fornecedores pode estar a caminho.
Será o fim dos data centers?
É cada vez mais claro para indústrias e empresas de variados portes que manter equipamentos dentro da empresa para organizar e armazenar informações não é a melhor solução disponibilizada pelo mercado. Assim, os data centers vêm cada vez mais dando lugar para a nuvem na era da Terceira Plataforma.
Em 2015, segundo especialistas preveem, o número de substituições será tão grande que impulsionará o surgimento de novas tecnologias, além de solidificar ainda mais a relação entre fornecedores e clientes.
O nível de segurança vai crescer
Um dos maiores investimentos de empresas que oferecem o serviço de nuvem será na área de segurança. Tanto eles quanto os clientes sabem da importância de ter os dados acessados exclusivamente por pessoas autorizadas.
E se já houve muito avanço nessa área até agora, em 2015 as contas estarão mais protegidas. Segundo o relatório da IDC, a otimização para Terceira Plataforma vai garantir uma proteção biométrica e criptografia de dados do núcleo da nuvem. Isso reforça ainda mais a impenetrabilidade do serviços.
A China também será uma potência em computação em nuvem
Não é novidade que o maior país do continente asiático desponta como potência econômica mundial. O que deve acontecer neste ano, porém, é a maior presença da China no mercado de nuvem. O relatório da IDC aponta que 43% do crescimento desse setor estará nas mãos do chineses.
Agora que você já conhece as principais previsões para o mercado de computação em nuvem para 2015, queremos ouvir sua opinião: você acha que todas elas vão realmente acontecer? Deixe sua reposta nos comentários e vamos adiante com essa conversa.