4 ferramentas úteis para gestão de empresas em crescimento
A gestão de uma empresa é um dos processos mais delicados em qualquer negócio. A maneira como se administra fornecedores, empregados, produção, suporte, logística, entre outros, irá impactar diretamente na construção do preço de um produto ou serviço. Isso significa que uma gestão eficiente pode ser utilizada como um diferencial competitivo para uma empresa.
Atualmente, com o crescimento do uso de softwares e diminuição dos custos deles, principalmente daqueles hospedados na nuvem, surgiram diversas ferramentas úteis para a gestão de empresas. Todas online, auxiliam no crescimento do negócio pois focam em atender as demandas externas (clientes) e internas (administração e otimização do trabalho dos funcionários).
Sua empresa também deve usar estas ferramentas, afinal uma gestão bem feita garante o sucesso. Confira abaixo nossa lista:
ERP na nuvem
Os ERPs, sistemas integrados de gestão empresarial, são fundamentais para a gestão da sua empresa. Na era da informação, esses softwares trabalham não apenas para gerir, mas para apontar os melhores caminhos em produção, vendas e comportamento dos clientes. É cada vez mais essencial capturar informações de vendas de clientes e usá-las para que dirijam as próximas estratégias da empresa.
Software de relacionamento com clientes
Ferramentas de relacionamento com clientes (CRM) são utilizados para dois objetivos: criar um processo de venda e suporte mais personalizado e identificar o perfil do seu público. Em ambos os casos o software trabalha em prol de coletar, armazenar permitindo a análise de informações úteis para as operações da empresa.
Gestores com acesso a ferramentas de CRM costumam acertar mais nas estratégias de aquisição e retenção de usuários, favorecendo assim o crescimento da empresa. Mais do que isso, é possível garantir um suporte de qualidade se o histórico do seu clientes estiver guardado, melhorando a imagem da empresa e os números de recompra.
Redes sociais
As redes sociais funcionam hoje como um canal de divulgação de produtos e comunicação com clientes. Porém, os gestores não podem confiar apenas que estar presentes nelas será suficiente. É fundamental ter uma estratégia para se alcançar bons resultados.
Neste ponto os softwares de gestão de redes sociais irão auxiliar a empresa a entender e segmentar seus seguidores e fãs. Esse tipo de informação é importante à medida que a empresa cresce e precisa otimizar sua comunicação, conversando com diferentes públicos e tipos de clientes.
Intranet
Muitas empresas crescem de maneira desordenada, aumentando os custos de manutenção e ignorando os problemas de comunicação. Uma boa ferramenta de intranet pode unificar a comunicação entre os setores e funcionários, oferecendo a possibilidade de um controle maior de como as informações são repassadas.
Ainda que sua empresa tenha todos as ferramentas que citamos acima, é fundamental aos gestores que saibam como utilizá-los. Caso contrário, será apenas mais uma ferramenta tornando a operação mais lenta e burocrática.