Gestão financeira profissional: 4 benefícios de apostar em uma
A gestão financeira profissional é o planejamento e acompanhamento de todas as contas de uma empresa: os tributos pagos, a folha de pagamento, os custos operacionais, as contas a serem recebidas, o lucro, o fluxo de caixa etc.
Imagine-se na seguinte situação: você precisa orientar sua empresa a pagar diferentes regimes tributários, com regras que vão se alterando a cada dia. Como se organizar e estar por dentro de todas essas informações? Como não perder as datas de vencimentos e descobrir economias possíveis?
Realizar esse acompanhamento de forma sistemática das finanças empresariais, por meio de softwares que automatizam os processos organizacionais e unificam os dados, é imprescindível para que um gestor financeiro possa saber exatamente o estado econômico de sua empresa e tomar decisões.
Abaixo, selecionamos quatro principais vantagens em realizar uma gestão financeira profissional dos seus negócios. Quer saber mais? Leia o post!
1. Planejamento estratégico
O controle criterioso das suas contas permite realizar um planejamento dos gastos e lucros, deixando as contas sempre em dia. Manter a tranquilidade e não ser surpreendido por crises econômicas traz estabilidade no dia a dia dos seus negócios e libera energia pessoal para outros setores.
Mas, para além disso, permite uma previsão do futuro, a partir do estabelecimento de objetivos de curto, médio e longo prazo. A gestão financeira aponta como a economia com um gasto hoje, pode ser utilizada para realizar um investimento em outra área amanhã.
2. Corte de gastos e reorientações
Conhecer de perto o estado das suas contas também lhe permite identificar gastos desnecessários e transferir recursos de uma área para a outra. Você pode também acompanhar o Retorno sobre Investimentos (ROI), ou seja, o dinheiro ganho ou perdido em um investimento. Assim você pode reorientar a inversão em projetos futuros da empresa.
Contratar e demitir funcionários também é uma rotina que pode ser melhor orientada a partir de um planejamento das contas. Ter em mente os gastos com INSS, FGTS e salários projetados ao longo dos meses vai ajudar a decidir se é a hora certa de investir na ampliação da equipe ou não.
3. Integração das contas
A gestão financeira profissional das contas permite integrar as finanças de diversas unidades de uma empresa e gerar relatórios gerais que unem as diferentes partes do negócio. É possível, por exemplo, centralizar os saldos das diversas contas correntes sem necessidade de consultar o home banking de cada uma delas.
Integrar e centralizar documentos também permite fornecer notas eletrônicas e outros comprovantes de pagamento para os fornecedores e compradores de forma digital e automática. Tudo isso reduz as tarefas manuais a serem desempenhadas por sua equipe.
4. Evitar o endividamento
Segundo o relatório Estabilidade Financeira Global, do Fundo Monetário Internacional (FMI), as empresas brasileiras estão entre as mais endividadas dos países emergentes. Você pode evitar estar nessa lista! A gestão financeira de sua empresa pode agilizar e organizar a orientação dos seus negócios, prevenindo endividamentos e as crises financeiras.
Para saber mais como fazer a gestão financeira profissional da sua empresa e automatizar a administração dos processos, documentos e contas, leia nosso post sobre as vantagens do uso de softwares que auxiliam nessa empreitada!