Entenda como fazer uma gestão de estoque eficiente para sua empresa
Muitas empresas deixam de dar a devida atenção ao controle de estoque e acabam ficando com produtos encalhados, vencidos ou em excesso. Tudo isso faz com que a empresa sofra perdas financeiras significativas, que podem ser evitadas aplicando-se uma ferramenta de gestão de estoque eficiente.
Lembre-se que as mercadorias que estão no estoque são dinheiro convertido em materiais! E a sua empresa arca, ainda, com os custos de armazenagem deste material. Percebeu a grande importância do seu estoque? Então, fique atento às nossas dicas para tornar eficiente a gestão de estoque da sua empresa.
Utilize um software profissional
Um software do tipo ERP é imprescindível para profissionalizar a gestão de estoque e todos os processos da sua organização. Com esta ferramenta, é possível saber em tempo real:
- Quantos e quais produtos existem em estoque e quanto valem;
- Quais produtos estão encalhados;
- Quais produtos vendem mais;
- Quais produtos geram maior lucratividade.
Padronize o cadastro de produtos
Padronizar o cadastro de produtos evita que um produto seja duplicado com descrições e códigos diferentes, o que é um fator de descontrole. Mantenha os dados em ordem e organizados para não haver falhas.
Tenha um estoquista qualificado
Selecione um estoquista de confiança, organizado, detalhista, bem treinado e, de preferência, que tenha experiência prática. Este profissional é quem colabora para a exatidão dos controles de entrada e saída de estoque, acompanha o vencimento dos produtos e dá alertas para evitar perdas e, sobretudo, ajuda a evitar desvios de mercadorias.
Faça inventários
Para iniciar o controle de estoque, realize um inventário para saber a quantidade que possui armazenada de cada produto. Registre tudo isso em uma planilha ou um sistema ERP e faça a contabilização destes dados. Uma vez estabelecido o controle de estoque, faça inventários rotativos e inventário anual.
Com estas informações, você poderá detectar quebras de estoque e falhas nas operações de controle, conhecerá o valor dos materiais estocados e poderá estruturar estratégias para melhorar a gestão de estoque.
Invista certo
Com um controle de estoque estruturado, é possível saber quais produtos não vendem ou vendem pouco. Assim, você pode fazer uma promoção para desovar estes produtos encalhados e utilizar o dinheiro destas vendas para investir nos produtos certos que vendem muito e têm boa margem de lucro.
Analise a cobertura de estoque
Ao dividir o saldo de um produto pela demanda diária de consumo, ficamos cientes do prazo de cobertura de estoque, ou seja, quantos dias o estoque de cada produto irá durar.
Com base nisto, é possível melhorar o processo de compras, evitando novas compras de produtos que estão com cobertura excessiva ou a ocorrência de desabastecimento dos produtos que estão com cobertura deficitária.
A gestão de estoque eficiente é resultado de uma série de atitudes encadeadas que dependem apenas da sua decisão. Essas atitudes geram ganhos efetivos no controle da movimentação das mercadorias, na melhoria do processo de compras e na consciência sobre o real valor dos estoques e seu peso na gestão financeira do negócio.
